sábado, 23 de outubro de 2010

Tigres Asiáticos

    Tigres Asiáticos são os quatro países da Ásia , Cingapura, Hong Kong, Coréia do Sul e Taiwan, que apresentaram um acelerado processo de industrialização. Foram chamados assim pela agressividade administrativa e da sua localização.
    O modelo industrial desses países é caracterizado como IOE (Industrialização Orientada para a Exportação), ou seja, as indústrias transnacionais que se estabeleceram nesses países e as empresas locais implantaram um parque industrial destinado principalmente para o mercado exterior.
    Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan utilizaram métodos diferentes para o desenvolvimento econômico, no entanto, essas nações apresentaram aspectos comuns, como:

~ forte apoio do governo, proporcionando infraestrutura necessária (transporte, comunicações e energia)
~ financiamento das instalações industriais
~ altos investimentos em educação e qualificação profissional.


    Além disso, esses países ,exceto a Coreia do Sul, adotaram uma política de incentivos para atrair as indústrias transnacionais. Foram criadas Zonas de Processamento de Exportações (ZPE), com doações de terrenos e isenção de impostos pelo Estado.
    A Coreia do Sul demonstrou resistência a instalações de empresas transnacionais em seu território. O desenvolvimento industrial do país baseou-se nos chaebols, que são redes de empresas com fortes laços familiares. Quatro grandes chaebols controlam a economia coreana e têm forte atuação no mercado internacional: Hyunday, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star.



'Carolina Costa'

Bomba Atômica - Hiroshima e Nagasaki

http://www.youtube.com/watch?v=acIpQsN7GXs
Nesse video mostra cenas de como ficou as cidades depois do bombardeamento , a destruição das cidades. Muito bom esse video.

'Carolina Costa'