quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A TRAGÉDIA DO FILHO ÚNICO

A China, é um país que sofre de superlotação de habitantes, no fim do ano de 2000, a China chegou à 1 bilhão e 265 milhões de habitantes. Esse aumento populacional, estava pior antes, mas tem se estabilizado um pouco, por cauda da Lei do Filho único, imposta pelo governo comunista em 1980. Mas, o que criou graves problemas foi a diferença entre as meninas e os meninos recém-nascidos, que se agravou após o plano do filho único. Pela lei biológica de sobrevivência da humanidade, a diferença entre os sexos deveria ser de 102-106 meninos para 100 meninas, porém a média nacional na China é de 117 meninos para 100 meninas. As conseqüências são graves porque, na idade de casar, não há um número suficiente de moças para todos os rapazes. Para amenizar essa situação, as famílias em boa situação financeira tentam importar, ilegalmente, mulheres de países vizinhos, mas existe o perigo de as noivas clandestinas receberem multas, ainda passarem um período nas prisões chinesas.
A preferência dos pais pelo filho de sexo masculino é uma tradição, desde a idade feudal. No filho homem, concentra-se a responsabilidade de manter os pais quando idosos, de possibilitar-lhes um enterro solene, de fazer as oferendas sobre os túmulos deles para as necessidades após morte.E somente o filho homem é o único herdeiro dos bens da família. Já a menina, é destinada a se casar pouco importa se gostar ou não, se for amada ou desrespeitada pelo marido. O divórcio ou separação está fora de discussão. Uma vez casada, ela está casada para sempre e pertence à família do marido, exatamente como na sociedade feudal. Ela deve gerar filhos, possivelmente homens, para o marido e fazer sua vontade, e assim por diante.




Raylane Bendôr :)



China

http://www.youtube.com/watch?v=aaLpiZJj6_Q

.Uma cultura muito bacana e bem diferente da nossa.
.Uma dança milenar e muito importante para os chineses.

Por:Taciaxano

Mercado Internacional

-A China atual é o destino favorito dos investidores mundiais. O mercado chinês conseguiu atrair perto de um US$ 1 trilhão em volume de investimentos diretos estrangeiros nestas últimas duas décadas. Somente em 2004 foram contratados cerca de US$ 60 bilhões desses investimentos. As empresas estrangeiras são livres para operar dentro do mercado chinês, sozinhas, ou em joint ventures. Os salários na China são negociados livremente entre as empresas e seus empregados. -Mais de 70% das empresas chinesas são atualmente de propriedade privada. O setor privado, que também inclui as empresas estrangeiras na China, é responsável por quase 60% dos bens produzidos no país. E mesmo assim continua sendo política do governo chinês encorajar a privatização de suas empresas estatais. -A China vem acelerando a reforma dos setores monopolizados que eram restritos às empresas do governo para torná-los acessíveis a investidores privados, nacionais ou estrangeiros.
-Isso ficou evidente na Cúpula de Fusões e Compras de Pequim, em 2003, quando o ministro responsável da Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais (Sasac) anunciou: "O governo permitirá que empresas de diferentes propriedades invistam nos setores até agora monopolizados e, ao mesmo tempo, aperfeiçoará os mecanismos institucionais para abrir esses setores ao capital estrangeiro." O Sr. Jiantang, dessa Sasac, disse, em fins de 2004, em Suzhou: "A China espera que investidores estrangeiros participem da reorganização das empresas estatais."

Por : Sarah Benevides