quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Judeus x Palestinos , POR QUE ?

      Desde os tempos bíblicos, judeus e árabes, que são dois entre vários povos semitas, ocuparam partes do território do Oriente Médio. Como adotavam sistemas religiosos diversos, eram comuns as divergências, que se agravaram ainda mais com a criação do islamismo no século VII .
    "A guerra entre palestinos e judeus só terá um fim quando for criado um Estado palestino que ocupe, de forma equitativa com Israel, a totalidade do território tal qual ele se apresentava em 1917". Segundo o professor Alexandre Hecker.

Bárbara Oliveira Coutinho

heey, PEOPLES *-*


Os conflitos entre Israel e Palestina nasceram em tempos remotos, pois se enraízam nos ancestrais confrontos entre árabes e israelenses.

Motivo:
Foi por motivos religiosos, possuíam o desejo de retornar para sua antiga pátria, então habitada em grande parte pelos palestinos, embora sob o domínio dos otomanos.

Conflitos:
O principal confronto entre palestinos e israelitas se dá em torno da soberania e do poder sobre terras que envolvem complexas e antigas questões históricas, religiosas e culturais. Tanto árabes quanto judeus reivindicam a posse de territórios nos quais se encontram seus monumentos mais sagrados. A ONU ofereceu aos dois lados a possibilidade de dividir a região entre palestinos e israelenses.


            
                                            Letícia Aráujo Ferreira :*
            


                                       

Conflitos religiosos!

                    PALESTINOS CONTRA JUDEUS , UMA GUERRA SEM FIM

Após a derrota do Império Turco-Otomano na Primeira Guerra Mundial em 1916, a Palestina passou a ser controlada pela Inglaterra. Em 1922 a Liga das Nações - que deu origem a ONU - já pensava em criar um estado judeu, até então apenas uma idéia.
Com a chegada da Segunda Grande Guerra Mundial e o delírio de Hitler em construir um império mundial, deu-se  a oportunidade da criação do Estado Judeu. Para os alemães, eliminar os judeus era uma questão de sobrevivência financeira.
Depois da derrota de Hitler e do eixo, as Nações Unidas propõem a divisão da Palestina em um estado palestino e outro israelense. A União Soviética e os países árabes foram contra a medida que entrou em vigor no dia 14 de maio de 1948. Logo em seguida Egito, Iraque, Jordânia, Líbano e Síria entram em guerra contra o recém criado Estado de Israel. Foram derrotados alguns meses depois, graças ao financiamento militar dos EUA, aliados incondicionais dos israelenses.
O problema mais grave da divisão territorial que fundou Israel é o fato dos palestinos terem sido divididos em duas porções de terra - Faixa de Gaza e Cisjordânia - tendo Israel no meio. Outro fator é a divisão da cidade de Jerusalém que tem uma parte administrada por muçulmanos e outra por judeus. Mas a guerra vai além da divisão de terras, ela entra no controle de água e claro, na disputa religiosa.
Hoje os israelenses judeus controlam o segundo exército mais moderno do planeta. Eles impõem aos palestinos o mesmo tipo de atrocidades que Hitler impôs aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Matam suas crianças, fecham fronteiras impedindo que água, alimentos e remédios cheguem às mãos dos moradores da Faixa de Gaza e utilizam uma força muito superior contra um povo desarmado.
Infelizmente as pessoas continuam fazendo a guerra em nome de Deus, matando crianças, mulheres e inocentes.
Os judeus e palestinos comuns querem paz, quem não quer são os radicais de ambos os lados.
           
         Por Cínthia Ribeiro

Conflito israelo-palestino por Lorene