domingo, 3 de outubro de 2010

A Bomba Atômica: seus efeitos e consequências

A decisão final para a utilização da bomba atômica foi tomada pelo presidente Truman. Apesar da maré crescente de críticas, ele assumiu a responsabilidade total pelo ato. A justificativa para a utilização da bomba atômica foi que a guerra acabaria muito mais cedo e pouparia muitas vidas, mas não foi isso o que aconteceu.


O que aconteceu foi que apesar de estarem com sua marinha e sua força aérea bastante prejudicadas e quase completamente destruídas, os japoneses continuavam na guerra, e continuavam resistindo. Eles utilizavam pilotos suicidas, denominados Kamikazes, que se atiravam contra os alvos americanos com seus aviões carregados de explosivos. Esses alvos geralmente eram os navios. Esses pilotos causavam grandes perdas aos aliados.

Em outubro de 1939, pouco tempo depois do início da guerra, começaram os planos de desenvolvimento da bomba atômica. No fim de julho de 1945 já estava montado o palco para a decisão final. Truman tomou a decisão final de lançar a bomba em 25 de julho. Às 2h45min do dia 6 o bombardeio que transportava a bomba levantou vôo. Seis horas e meia depois, a bomba foi lançada sobre Hiroshima, a oitava maior cidade do Japão, para explodir 50 segundos depois, a uma altura de cerca de 600 metros. Foi nesse momento que os Estados Unidos revelaram ao mundo, através de um clarão fascinante, o início da era atômica.

Três dias depois, outro avião decolou com a segunda bomba, tendo como alvo a cidade de Kokura. Entretanto, o avião não conseguiu voar sobre o alvo e atirou a bomba sobre o alvo alternativo, Nagasaki. No dia seguinte o Japão pediu paz.

As conseqüências das bombas atômicas foram desastrosas. Com um incensurável poder de destruição, a bomba atômica não só destruiu completamente seus alvos como provocou lesões genéticas que foram transmitidas pelos sobreviventes aos seus filhos e aos filhos de seus filhos. Até hoje nascem crianças com problemas genéticos causados pela radiação das bombas de Hiroshima e Nagasaki.

Em Hiroshima foram mortas mais de sessenta mil pessoas, e em Nagasaki a fumaça subiu a mais de seis mil metros, formando o famoso cogumelo, e o calor e o fogo queimaram as pessoas e as casas.

Minha opinião: Os americanos são uns ordinarios! Porque isso não se faz!Ò.Ó/fiqueirevoltis
 
De: Maria Alana da Silva Moreira

3 comentários:

  1. eu fiquei do lado dos americanos...o começo dessa guerra foi ALEMANHA,JAPÃO LEVOU A GUERRA ALÉM..E OS AMERICANOS QUISERAM MOSTRAR PODER...mais se a ALEMANHA TIVESSE GANHADO A 1 GUERRA MUNDIAL..agente estava fudido com o preconceito!

    ResponderExcluir
  2. isso não justifica. duas bombas é exagero, e mataram pessoas que não tinham nada a ver com s situação da guerra.

    ResponderExcluir
  3. O lançamento das bombas atômicas garantiu que tão cedo teremos uma nova guerra mundial pois nenhum país no mundo quer ser atingido por uma arma dessas.

    ResponderExcluir